Blog

RECICLAGEM: ORIGENS, SÍMBOLO E CORES

 

Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.

Origens

O reaproveitamento de materiais utilizados, bem como a destinação correta do lixo é praticada desde a Idade Média, em algumas localidades, porém de forma esparça e com mínimos resultados.

Porém, a partir dos anos 60 do século passado, com o crescimento potencial de novos produtos, principalmente o plástico, a quantidade do lixo produzido aumentou a poluição do ar, da água, do planeta em si. Nascem então diversos movimentos sociais, cujas manifestações pressionavam governos a criar leis destinadas  a proteção do meio ambiente.

Símbolo da reciclagem

O símbolo da reciclagem nasceu no Dia da Terra (22 de abril de 1970 na cidade de Chicago (EUA), em um concurso realizado pela empresa Container Corporation of America – uma grande produtora de papel reciclado.

Naquele ano, a empresa recicladora de papel queria divulgar seus produtos e serviços de forma mais eficiente. A ideia foi organizar um concurso para escolher um símbolo que melhor representasse a reciclagem. Além disso, a competição ainda tinha por objetivo conscientizar estudantes de artes, design e arquitetura sobre as questões ambientais.

Gary Anderson, na época com 23 anos e estudante de Arquitetura e Ciências Sociais da Universidade da Califórnia do Sul, ganhou o concurso com a imagem do símbolo da reciclagem universal, utilizado até hoje.

Este símbolo, cria a ideia de um ciclo sem fim, pois produzir ⇒ consumir ⇒ reciclar ⇒ produzir ⇒ consumir ⇒ reciclar ... é o conceito da reciclagem ou seja reaproveitando os materiais teremos menos lixo e consequentemente menor poluição.

PADRÃO BRASILEIRO DE CORES DA COLETA SELETIVA
Resolução CONAMA nº 275/2001

× Chat WhatsApp